Otimização de busca para sites (SEO)

Nossos serviços

Se a sua empresa já tem um site publicado, mas quando realiza alguma pesquisa por uma palavra que esteja ligado ao seu produto, o seu site não aparece entre as primeiras posições?

Ao rolar a página de busca, a sua marca não é mostrada na primeira página? Nem na segunda? Então você está deixando muita brecha para seus concorrentes.

Quer perder vendas para o concorrente?

O que é SEO?

Estar nas primeiras posições para as buscas com as palavras-chaves do negócio, gerando mais visibilidade de marca, e trazendo tráfego para o seu site, é o trabalho do Search Engine Optimization, ou em português, Otimização de Sites para Mecanismos de Busca.

SEO gera tráfego

A principal função dessa otimização, é gerar o aumento de visitas para o portal, sem qualquer tipo de investimento, ou seja, trazendo cliques não pagos, gerando relevância e autoridade para seu negócio.

Sem visitas no site, fica muito mais complicado trabalhar qualquer método de inbound, e se torna muito mais difícil gerar leads e vendas. Se o seu site não tem cliques, você não tem visibilidade, e consequentemente não tem vendas. Isto é motivado pela falta de audiência no lugar onde a sua empresa deve faturar online: o seu site.

O que é um mecanismo de busca?

Quando uma pessoa tem uma dúvida sobre qualquer assunto, ficou comum resolver essa questão com uma busca simples no Google. A título de curiosidade, esse buscador hoje responde por mais de 90% de todas as pesquisas que são realizadas em todo o mundo.

O Google responde a 63 mil buscas por segundo!

Estimasse que neste ano, este serviço suporte por volta de 5.5 bilhões de buscas por dia. São mais de 63 mil buscas realizadas por segundo. É um número surpreendente!

Estar presente entre elas milhares de pesquisas, é uma meta ousada, mas, se a sua empresa não estiver ali presente, você vai deixar que os seus concorrentes estejam?

Vai deixar a concorrência aparecer aqui?

Por que otimizar meu site?

Tenha em mente que mais de 90% de todas as experiências dos usuários online, começam com uma busca. Dificilmente um site recebe um clique direto, ou seja, o endereço do site seja digitado na barra de endereço do navegador.

Dessa forma é muito simples entender que estar nas primeiras posições é fundamental. É um fator decisivo para gerar tráfego para o seu site, e é o ponto onde a sua empresa pode crescer, ou estagnar.

Outro fator muito complicador para quem não tem qualquer tipo de otimização em seu site, é que 67% dos cliques são feitos nos primeiros 5 resultados. Então se o seu site não está nem na primeira página, ele praticamente não existe para a internet. É praticamente nulo o número de pessoas que vão para a segunda página dos buscadores.

Como otimizar meu site?

Em primeiro lugar, queremos deixar bem claro que não é uma ferramenta em específico, ou um plugin instalado no seu sistema que irá realizar todo o trabalho de forma automática, e em algumas horas, a sua empresa magicamente estará nas primeiras posições.

Muito pelo contrário, é um processo bastante manual, envolve por vezes grandes alterações nos portais, e é construído com o tempo, o que chamamos de calda longa, pois é necessária uma reestruturação muito grande para que isto aconteça.

Para que isto ocorra de forma ordenada, existem basicamente 3 fatores que devem ser levados bastante em conta:

  1. A sua empresa;
  2. O mecanismo de busca;
  3. O usuário que faz a busca;

Primeiramente a sua empresa deve ter relevância, deve ter um produto ou um conteúdo que o público queira consumir. De nada adianta estruturar todos os outros processos, se ninguém está interessado no que a sua marca tem para dizer.

SEO pensando só no Google é furada!

Em segundo lugar entra a ferramenta de busca propriamente dita. Dizemos isto pois eles sempre irão entregar o melhor conteúdo para a pergunta que o usuário está fazendo. Ou seja, se o que você está entregando é raso e não tem qualquer tipo de relevância para o questionamento que foi feito, então a sua página será ignorada, e o seu concorrente será passado na sua frente.

Trazer o melhor conteúdo para o usuário é a forma de estar sempre na frente, resolvendo o que está sendo pesquisado, melhorando o tráfego para seu site, e aumentando o número de pessoas que estão tendo contato com a sua marca.

Conversar com o seu cliente é o melhor SEO!

Como fazer SEO?

Primeiramente, não vamos “fazer SEO” para o seu site. Não existe uma ferramenta que “faça SEO”. O que será desenvolvido junto com a sua empresa, será um conjunto de estratégias e resoluções em seu portal, para que a experiência da pessoa que está pesquisando um determinado assunto, seja melhor respondida pelo conteúdo que a sua marca está disposta a entregar.

Não adianta somente “querer” estar em primeiro. Deve-se “fazer”. É um trabalho que envolve diferentes serviços que serão realizados em conjunto para que as pesquisas sejam resolvidas, e cada vez mais pessoas estejam interessadas em ter contato com a sua marca.

Meu site é muito bem programado. Por que não aparece nas primeiras posições?

Ter um portal muito bem desenhado, levando em consideração a experiência de usuário, botões com chamadas para cliques, imagens de estúdio muito bem tratadas, levando em consideração todos os bons princípios de programação, não garantem que sua marca estará entre as primeiras posições nas buscas do Google.

Um bom código não garante primeiras posições

Talvez se a busca for pelo nome da sua marca, mas somente talvez. Nada que garanta isso.

O que os buscadores estão priorizando, é se o conteúdo que o seu site está entregando, está resolvendo as buscas que os visitantes estão fazendo.

Se a sua empresa vende roupas femininas, quais os resultados no Google para uma busca como “Qual o melhor presente para o dia das mães?”.

Perceba que cada vez mais, os usuários não estão buscando por nomes de empresas e produtos em específico, como vestidos ou sapatos. Eles estão informando o problema que eles querem que seja resolvido, e se o seu portal não atende a este questionamento, muito provavelmente o do seu concorrente atenda.

Como posso começar?

Se o seu site foi desenvolvido por um profissional ou uma empresa especializada, provavelmente foi incluído um código de monitoramento do Google Analytics, que é a ferramenta de análise do Google que monitora toda a atividade que realizada pelos visitantes, no seu site.

Acesse o Google Analytics para começar

Vá até o painel do Google Analytics, e no menu Aquisição, abra a aba Todo o tráfego e clique em Canais. Nesta página serão mostradas todas as origens de tráfego que o seu site está gerando. Clique em Organic Search.

Nesta página são mostradas todas as pesquisas que foram feitas no Google, e que geraram um clique para o seu site. Veja que a gigantesca maioria das buscas não foi pelo nome da sua empresa, ou pelo seu produto, e sim, uma dúvida que este visitante tinha, que talvez foi respondida pelo seu site. Você pode acompanhar isso pela coluna “Duração média da sessão”, por quanto tempo este visitante ficou na página, e já tirar as suas conclusões se o seu conteúdo resolveu ou não a dúvida desta pessoa.

O que é ranking?

O ranking é uma das formas de avaliar se o seu site tem a relevância necessária para determinado tipo de assunto, e através dele, o Google determina a posição em que o seu site será mostrado nas buscas dos usuários.

Os algoritmos da ferramenta se baseiam na confiança que o seu site tem, se ele é legítimo ou não, e na quantidade de outros sites que estão referenciando o seu.

Uma grande marca, como a Amazon, tende a ter muito mais confiança do que um comércio local. Isto é o TrustRank, ou seja, o ranking de confiança.

Quando existem diversas páginas que disponibilizaram um link recomendando a sua página, ou falando para que os visitantes destas páginas cliquem nesse link, pois o que o seu site publicou é relevante para o público deles, isto entra no PageRank, uma outra métrica que o Google utiliza para determinar as posições nas buscas. Isto significa que o que a sua empresa está publicando, parece ser confiável, pois muitos sites estão referenciando a sua empresa, e a qualidade dos sites que estão te referenciando, também importa.

Devo me preocupar com o ranking?

Preciso me preocupar com pagerank?

Dizemos aos nossos clientes que estes são somente números que estão sendo relacionados ao seu site, então a resposta para esta pergunta é: não é necessário se preocupar com rankings baixos.

Existem diversos casos onde sites de empresas da cidade, são posicionados acima de empresas multinacionais.

São empregados diversos outros parâmetros para definir em qual posição um site será mostrado nas buscas dos usuários, entre diversos outros critérios, e são eles que serão capazes de posicionar a sua empresa nas primeiras posições.

Recomendamos focar sempre nas melhorias para o seu site, e não em números de rankings retirados pela internet.

Como aumento minhas vendas com SEO?

Uma pesquisa realizada entre consumidores digitais, revelou que no e-commerce estudado, 26% da receita gerada naquele período de análise, correspondeu as otimizações realizadas no site, enquanto que anúncios patrocinados representaram somente 15% do volume total de vendas, e outros 16% com ações de e-mail marketing.

Aumente suas vendas com SEO

Os anúncios são impositivos, eles simplesmente aparecem, mesmo que o usuário nem esteja interessado pelo seu produto naquele determinado momento.

Esta pesquisa revelou que quando o visitante chega pelos seus próprios meios, ele estará muito mais propenso a comprar o seu produto, e muitas vezes até gastar mais, do que quando ele clicou em anúncios exibidos em outros lugares.

O ponto principal aqui é que para que isto ocorra, este visitante já deve ter tido contato com a sua marca por outras vezes, em materiais publicados em outras áreas do seu site, gerando credibilidade, confiança e autoridade. Essa credibilidade significa mais conversões em seu site, e mais conversões é mais dinheiro no seu bolso a cada mês.

Isso é muito bem explicado no método de inbound, quando falamos de marketing digital.

O que é uma conversão?

Existem diversas formas de se chegar a uma conversão, e isto varia da necessidade de cada empresa ou de cada campanha.

Para um site que seja de venda final, um e-commerce, uma conversão é a venda propriamente dita. Foi desenvolvido um conteúdo para conhecimento de marca, foi gerado uma relevância, houveram diversas comunicações com o visitante, e finalmente ele se sentiu seguro de realizar a compra, e tudo ocorreu da melhor forma possível. Agora ele deixou de ser um lead, e passou a ser um cliente que gerou esta conversão.

Para uma empresa que o objetivo seja aumentar o número de franquias no Brasil, uma conversão pode ser um cadastro feito na landing-page de demonstração dos benefícios dessa marca. Após este cadastro, a equipe comercial entra em contato, este empreendedor recebe o restante das informações e avalia se fecha ou não o contrato de negociação para fazer parte, e ser um franqueado.

Uma conversão não necessariamente precisa ser uma venda. Ela pode ser um objetivo atingido.

Como o Google funciona?

Uma piada que anda circulando pela internet, é de que “se você quer esconder um crime, coloque ele na segunda página do Google”, e isto faz todo sentido do mundo. Se a sua empresa não está na primeira página do Google, a sua empresa praticamente não existe.

É só abacaxi estar fora da primeira página

Infelizmente não possuímos uma fórmula secreta, trazida diretamente dos escritórios do Google, por uma equipe que foi comprada com muitos milhares de dólares. E ninguém tem isto também. O segredo dos algoritmos do Google é guardado a 28 chaves, vigiada pela SWAT, 24 horas por dia.

O que sabemos é que são analisados mais de 200 fatores para que a ferramenta posicione seu site em uma pesquisa, entre eles tempo de registro do domínio, frequência de palavras-chaves, se o endereço do site consta a palavra pesquisada, descrição da página, tamanho do conteúdo, e isto só pra começar.

O trabalho de otimização pode ser dividido em duas outras grandes áreas: o trabalho realizado na sua página (on-page), e o trabalho realizado fora da sua página (off-page).

São duas áreas diferentes de serem trabalhas, mas que devem ser realizadas em conjunto, pois uma não resulta em benefícios concretos sem a outra.

O que é SEO on-page?

Quando falamos de otimização na página da sua empresa, estamos conversando sobre reunir diversas práticas que temos controle direto, ou seja, que podemos realizar com uma equipe interna e não depender de mais ninguém para que sejam feitas.

Elementos como layout, experiência do usuário, chamadas dos botões (chamados de call to actions), cores, testes A/B, conteúdo, imagens, enfim, todas as questões que podemos melhorar diretamente na plataforma, sem depender de outra pessoa que não faça parte da equipe interna.

O que é SEO off-page?

Simplesmente a melhor forma de ganhar autoridade.

Depende de muitas ações que não temos controle direto e não pode ser implementado pela equipe da empresa, pois envolve principalmente, como as páginas externas estão referenciando a sua empresa, através dos links que estão sendo publicados nos conteúdos que eles estão produzindo.

A forma como a chamada foi feita, o link que foi colocado, o texto deste link, compartilhamento em redes sociais, tudo isso também influencia de forma bastante pesada no posicionamento que o seu site está tendo, e é uma área que deve ser muito bem trabalhada para melhorar definitivamente os acessos.

Pronto para começar?

O primeiro passo é acessar o site da sua empresa, e tentar entender o que ele está resolvendo para o público que você está querendo conversar.

O seu portal está somente mostrando produto ou serviço que você comercializa, ou está realmente preocupado em resolver as questões que os usuários estão interessados em solucionar?

Se em algum momento você ficou com essa dúvida, clique aqui e vamos juntos otimizar sua marca .

Quer estar em primeiro?

Fale com a nossa equipe

Se está difícil de posicionar seu site nas primeiras posições do Google, para as buscas de assuntos relevantes para a área de atuação da sua empresa, então este projeto é para você.

Descreva um pouco mais quais os seus problemas neste formulário, e a nossa equipe irá realizar uma primeira avaliação do seu portal, e logo em seguida entraremos em contato para que possamos estipular os passos necessários para rankear o seu site nas primeiras posições dos buscadores.

Conte com a gente para estar sempre em primeiro!

Quer estar em primeiro?

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades da Rock Pixel

Assinando nossa newsletter, você receberá diretamente em seu e-mail todas nossas atualizações. Todas as informações inseridas aqui são de total responsabilidade da Rock Pixel e não iremos divulgá-las ou utilizar em campanhas de marketing de terceiros. 

Carregando...