Você sabia que o marketing de conteúdo começou a muito tempo atrás? Antes até da internet?
Quando falamos a muito tempo, estamos querendo dizer que desde as primeiras graphic novels americanas, que datam do século passado e já encantaram milhões e milhões de pessoas.
Mas o que o popular “gibi” tem em comum com o marketing de conteúdo? A resposta pra isso é: TUDO!
Quando você clicou no link já imaginou conteúdos em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e diversas outras. Veio pensando em publicações de blog, falando dos mais diversos assuntos que irão impactar muitas pessoas, mas tudo isso veio de tempos muito antigos, e sabe onde tudo isso se conecta?
Marketing de conteúdo conta histórias!
Os seres humanos têm contado histórias desde os temos mais remotos, e é isso do que o marketing de conteúdo se trata, de contar histórias para o seu público. Se trata de gerar envolvimento.
Quando um palestrante é cativante, mesmo que o assunto não seja muito do seu interesse, você acaba prestando atenção no que ele quer dizer. Isto porque ele está contando uma história que está fazendo sentido para você, e está prendendo a sua atenção para o assunto que ele deseja passar.
O que é marketing de conteúdo?
Não pense que com um simples post em seu blog, você já estará realizando marketing de conteúdo para seu público! Este é um processo duradouro, e deve ser desenvolvido com uma estratégia de longo prazo, fundamentada sobre o pilar do relacionamento com o seu consumidor.
São utilizadas estratégias de marketing para criar conteúdo que seja do interesse do seu público-alvo, mas também que seja valioso para o seu cotidiano, para captar e reter a sua atenção. Em muitos casos, podemos fazer uso desse conteúdo para obter retornos financeiros para as empresas também.
Como minha marca é beneficiada com o marketing de conteúdo?
Quando o planejamento é bem executado, é feito uma programação do que será publicado, quando e sem esquecer do por que.
O principal disso tudo é a periodicidade que será definida nesse planejamento, pois o consumidor em potencial começará a ser impactado pelo conteúdo que está sendo produzido, sempre em determinados dias e horários, e isto depois de algum tempo, começa a gerar expectativa.
Atenção é um recurso valioso!
O ato de fazer uma compra é um processo que leva tempo, e quando isso ocorre, o consumidor já está decidido, e a lealdade dele para com a marca já está fundamentada. Ele deu preferência para comprar o seu produto, e todos os outros concorrentes acabaram ficando sem este benefício.
Ao beneficiar o seu consumidor com um conteúdo valioso, relevante e que fará algum sentido para a sua vida, a sua empresa está demonstrando que a marca se importa com ele, que se preocupa em produzir um material de muito bom gosto e que será útil de alguma forma para o dia-a-dia dessa pessoa.
Como utilizar o marketing de conteúdo para falar do meu produto?
O principal ponto para que o seu conteúdo atinja pessoas, é que este conteúdo deve agregar valor. Ele deve ser relevante para com que você esteja disposto a conversar, a contar a sua história. A maneira mais simples e fácil de começar a engajar esse público, é através de um blog.
A manutenção de um blog tem um custo muito barato. Basta um servidor, uma instalação do Wordpress (que é gratuito), e a sua empresa já está pronta para começar a impactar pessoas.
Por onde começar?
Um bom jeito de começar a despertar interesse de um público específico, é fornecer dicas e conselhos úteis para estes consumidores incluídos no nicho de mercado que a sua empresa está trabalhando.
Se a sua marca comercializa cosméticos, podemos iniciar o desenvolvimento de conteúdo explicando maneiras de deixar a pele mais hidratada, como prevenir ressecamento entre as mudanças de estações, dicas de beleza, entre diversos outros assuntos para que esta pessoa esteja sempre envolvida com a marca, e comece a projetar a sua empresa como uma referência nesta área.
Quando isto finalmente acontecer, a sua marca estará no topo da lista quando despertar o interesse de compra.
Quais canais posso utilizar?
A não muito tempo, as ações do leite fermentado Yakult tiveram uma alta repentina, e ajudaram a empresa a sair de um marasmo de baixas consecutivas, que a estavam levando para um final que seria muito triste.
Tudo isso com a inclusão de uma simples embalagem em uma cena de um seriado na Netflix. O produto não estava ali sozinho, não foi feito um merchandising para que a atenção fosse voltada para ele. Ninguém ficou parado ao lado dos packs de leite fermentado, apontando, e falando que faz bem para o intestino. Ele foi inserido na história, mexeu com o subconsciente das pessoas, e podemos presumir que quem assistiu essa cena, abriu a geladeira para tomar o seu Yakult, e quem não tinha, colocou em sua lista de compras.
Este caso foi citato para demonstrar que podemos utilizar diversos canais para mostrar as histórias que a sua empresa quer contar. Não precisam ser necessariamente em blogs e redes sociais, nem obrigatoriamente nas redes que a sua empresa administra. Basta soltar a imaginação e conversar com alguns parceiros comerciais.
Que tipo de conteúdo devo produzir?
Como estamos no meio digital, temos bastante material para trabalhar para que os objetivos sejam atingidos, e os resultados comecem a aparecer.
O modelo que está sendo mais consumido atualmente é o de vídeo.
Produzir um conteúdo neste formato não requer super equipamentos caros, com lentes poderosas e resoluções altíssimas. Existem muitos exemplos de canais do YouTube que hoje contam com altíssima tecnologia, mas que começaram muito humildes, com o celular na mão, e a cara limpa.
O que manda é o conteúdo!
Se o que a sua empresa tem para passar for interessante, as pessoas irão assistir. Não importa o formato.
O comediante Maurício Meirelles, em um evento, falou que o seu principal quadro, o “Web Bullying”, tinha uma audiência enorme, mas era gravado em um formato, definido por ele mesmo como “tosco”, muito precário, e resolveu que era hora de profissionalizar o quadro e colocar um toque a mais de edição.
Isso fez com que o público que começou a acompanhar o seu quadro desde o início, entendesse que havia ocorrido uma grande mudança, e então as suas visualizações começaram a cair.
A partir do momento que ele retornou com o modelo antigo, os acessos aos vídeos desse quadro voltaram ao normal.
Veja que não é necessário grandes produções para começar a interagir com o seu público. Basta uma boa ideia e muita vontade!
Devo produzir somente conteúdo em vídeo?
Existem diversas formas de entregar as histórias que a sua empresa quer contar, para o público que quer atingir.
Outro meio é propriamente o blog. Escrever dicas, sugestões, materiais que fazem a diferença na vida das pessoas, que seja relevante e que estas pessoal realmente vão utilizar em seu dia-a-dia.
O que importa não é o meio, mas o conteúdo!
Pode ser distribuído e-books, com conteúdos um pouco mais extensos, ou que precisem de alguma atenção específica, com mais detalhes para que o seu cliente possa consumir com calma e até de maneira off-line.
Se a sua empresa tem acesso a profissionais altamente qualificados e já reconhecidos no mercado em que atua, pode ser iniciado um projeto de podcast, onde estes especialistas irão debater sobre um assunto específico, que o seu público esteja querendo escutar, e com isto trazer algum benefício para a sua vida. Não precisa nem ser presencial, estas gravações podem acontecer utilizando ferramentas de conversas online, como o Skype.
Existe também o modelo de newsletter distribuído por e-mail, onde é feito um informativo dos assuntos mais relevantes que esta pessoa tem interesse, e entregues diretamente em sua caixa de correio eletrônico, para que seja degustado quando ela bem entender.
Não sei por onde começar!
Isto é muito comum para as empresas. Existem muitos canais e muitos formatos para serem escolhidos, mas nós da Rock Pixel temos certeza que podemos auxiliar o seu departamento de marketing a encontrar a melhor solução para começar dentro de pouco tempo, a entregar conteúdo relevante para seus clientes.
O primeiro passo é definir o que a marca deseja fazer com estes potenciais consumidores que chegarem até o conteúdo. O objetivo pode ser crescer a base de leads, produzir conteúdo para endossar um lançamento de um novo produto, construir uma imagem, entre tantos outros aspectos que podemos abordar.
Com os objetivos definidos, serão traçadas as melhores estratégias para que sejam produzidos resultados que possam atingir as metas estabelecidas, buscando os tipos de canais que serão abordados, e até realizando buscas por parceiros que possam contribuir para que a campanha prospere.
O começo sempre é difícil, mas sem o primeiro passo, nenhum maratonista termina a corrida!
Onde entra a venda no marketing de conteúdo?
Quando este cliente está recebendo tanto benefício da sua marca, ao ponto de a sua empresa já ter contribuído com algo relevante para o dia-a-dia dessa pessoa, tente se perguntar qual será a primeira memória que ela terá, ao precisar de algum produto desta área?
Um exemplo muito claro, e um excelente caso de sucesso, é do Flávio Augusto.
Dono do time de futebol Orlando City, nos Estados Unidos, ele investe em conteúdo relevante para empreendedores, contando com canais dos mais diferentes formatos, passando por blog, YouTube e podcasts.
Com tanta informação sobre empreendedorismo, sobre comportamento, vendas, administração, é praticamente impossível de se pensar em outro portal para realizar estudos sobre esta área, que não seja o Geração de Valor.
Entenda as limitações das plataformas!
Quando iniciamos um trabalho de marketing de conteúdo com clientes, é definido quais canais serão utilizados baseado nos objetivos que nos foram passados.
É necessário entender que alguns canais têm limitações, e colocar todo o esforço de distribuição de conteúdo em uma única plataforma, pode gerar complicações futuras. Por isso é fundamental realizar um planejamento bem detalhado antes de iniciar qualquer trabalho.
Se o foco da empresa será produzir conteúdo para o Twitter, temos que ter na cabeça que esta rede social suporta somente 280 caracteres. Um avanço publicado em 2017, pois antes era somente a metade disso, 140 caracteres.
Com esta limitação da ferramenta, e também o tipo de uso que as pessoas fazem dela, não podemos publicar conteúdos longos, ou que tenham algum tipo de continuidade, como “10 dicas para o marketing de conteúdo”. Se colocarmos cada dica, em um formato muito reduzido, em 10 publicações, isso irá se perder em meio a tanta informação que circula nesse meio.
Se a empresa optar por utilizar o Instagram como ferramenta exclusiva de produção de conteúdo, termos o impedimento do tempo máximo de vídeo publicado, que atualmente é de 60 segundos. Se o assunto precisar se estender um pouco mais, isto não será possível, e talvez se for dividido em diversos posts, poderá também se perder em meio a outras publicações.
Por isso devemos entender o que a sua empresa está desejando atingir, e a partir disso, começaremos a traçar as estratégias que serão trabalhadas para que os resultados sejam relevantes.
Vamos começar a contar histórias?
Qualquer empresa pode se beneficiar do marketing de conteúdo e obter vantagens para sua marca, trazendo consumidores qualificados para que conheçam seus produtos e serviços.
Existem diversos casos em que o conteúdo apresentado nem sempre é o mais bem produzido, mas definitivamente, ele é melhor que o dos concorrentes, e isto garante a atenção necessária do cliente. Isso faz com que pessoas dediquem o seu tempo para ver o que a sua empresa está contando, e consequentemente trará benefícios para estas pessoas, em seu cotidiano. Histórias realmente relevantes que fazem sentido, e podem ser aplicadas no dia-a-dia.
Lembre-se que a sua empresa precisa ser uma formadora de opinião, e para isso o seu conteúdo precisa ter embasamento, precisa ter lastro e ser algo verídico, para que este consumidor acredite no que está sendo transmitido, e se envolva com a história que está sendo contada.
Não se preocupe com a venda nesse primeiro momento. Se preocupe com o envolvimento. Se preocupe em contar boas histórias. Se a história que está sendo contada prender a atenção das pessoas, a credibilidade e a confiança com a sua marca serão aumentadas, e isto é decisivo na hora da compra!