Muito dos serviços que oferecemos são baseados em uma página de destino, para levar o lead, o consumidor, o visitante, enfim, o seu cliente, para um conteúdo. Se estamos falando de Google Ads, temos que ter um link para o visitante clicar. Se estamos falando de Marketing Digital, temos que ter um destino para as campanhas.
Mas o que seria este destino? Como posso estruturar isso para a minha empresa ou o meu produto, de forma a atender todos os requisitos que as ferramentas solicitam?
Estas perguntas serão respondidas agora. Vamos lá!
Por que eu preciso de um site?
Se o seu negócio não está na internet, então a sua empresa não existe! Chocante não?
Infelizmente esta é a realidade, e queremos aqui te propor uma reflexão. Analise com a gente!
Se a cafeteira da sua casa queimou, e você gosta muito de café, não vive sem e todos os dias a sua rotina é levantar da cama e tomar um café gostoso e quentinho, para só então o seu dia começar a ficar mais alegre, então o fato da sua cafeteira ter queimado é um problemão para você.
Pouquíssimas pessoas, pouquíssimas mesmo, e quando dizemos isto não estamos brincando, a gigante minoria vai loja por loja, pesquisando funcionalidades, design, cor, valor, condições de pagamento, disponibilidade, prazo de entrega, e tudo mais que um processo de compra pode levar.
Outro ponto a ser avaliado também, é quanto tempo isso é necessário. Quanto dinheiro você está gastando para realizar esta pesquisa? Isso conta não só o seu tempo que poderia estar produzindo e gerando lucro, mas também trânsito, estacionamento, disponibilidade de vaga, risco de acidente, risco de assalto, entre diversos outros fatores que este processo está envolvendo.
Através da internet, a sua pesquisa se torna muito mais rápida, com diversas possibilidades de compra e de decisão. E o melhor de tudo, sem sair do conforto da sua casa, funcionando 24 horas por dia. Você pode fazer o pedido da sua cafeteira, e dependendo da logística de entrega da empresa que está realizando a venda, ter a sua disposição ainda no mesmo dia. Fascinante não é mesmo?
Agora pense que você pode ter potenciais consumidores, tendo informações sobre o que a sua empresa vende, durante o dia todo, de qualquer lugar do mundo?
O site da sua empresa não precisa ter plataformas complicadas de integrações com cartões de crédito, ter a mais avançada tecnologia de programação, ter fotos profissionais feitas em estúdio, nada disso. Se a sua empresa está começando, o essencial é divulgar o seu produto ou serviço, explicar como o seu cliente será beneficiado se comprar o seu produto, e fazer isso de forma clara e didática.
Um exemplo é esta própria descrição que está lendo neste momento! Toda a área de serviços do nosso site foi construída para explicar de maneira bem abrangente, o que é cada tópico que oferecemos aos nossos clientes, qual o problema que cada um deles resolve dentro das organizações, e até algumas dicas de como começar a implementar por conta própria, e começar a testar os resultados.
Construir um site é difícil?
Não necessariamente, mas isso vai depender muito da necessidade que está tendo para o atual estágio da sua empresa.
Como primeiro caso, podemos citar um site institucional, e como exemplo podemos citar um escritório de advocacia, de um advogado recém formado que está iniciando a sua carreira, e deseja somente mostrar quais as áreas que está atendendo, para que os seus clientes possam ao menos entender qual a área de atuação que está sendo praticada pelo seu escritório. Neste caso seria construído um site bem simples, com uma descrição do currículo desse advogado, uma área demonstrando os serviços que estão sendo atendidos, e uma área de contato para envio fácil de uma pergunta, com um mapa de localização.
Este modelo de site é bem comum, não sendo muito necessário a preocupação com inclusão de notícias e trabalho de produção de conteúdo. É um site institucional, que está ali para suprir uma eventual busca pelo seu nome, e informar os dados para contato e localização.
Em um segundo caso, temos o que gostamos de descrever como vitrine de produtos, ou seja, a empresa expõe o seu produto ou serviço, de forma mais descrita, com galeria de imagens, vídeos, texto bem construído, mas não realiza nenhuma venda, ou seja, o visitante sabe o que é e pra que serve cada produto, mas ainda não consegue realizar nenhuma compra direta pelo site.
O benefício desse modelo é que o custo é relativamente bem baixo, e conseguimos demonstrar qual o cardápio de produtos que a empresa trabalha, deixando claro o ramo de atuação, e quais linhas são disponibilizadas aos clientes.
Não é necessário grandes investimentos por parte de servidores, e em pouquíssimo tempo, sua empresa já estará no ar para receber visitas.
O que é um e-commerce?
Neste modelo de site, será incluída toda a jornada do processo de compra por parte de um cliente, ou seja, serão estudados quais os dados de cadastros que serão requisitados do visitante, por quais passos ele irá transitar enquanto está comprando, até o processo final de pagamento e integração com a empresa que irá processar estes dados e valores.
Para que tudo funcione perfeitamente é necessário muito planejamento, muito desenvolvimento para que toda a jornada se adeque ao fluxo de trabalho da empresa, e muito, mas muito teste antes de colocar este portal no ar para acesso. Afinal, estamos falando de transferências monetárias, trabalhando com valores, e o faturamento dos nossos clientes é coisa séria e não se deve brincar.
Como vou alterar meus produtos?
Todas plataformas que passam aqui pela Rock Pixel, contam com um painel administrativo de desenvolvimento próprio, ou seja, nossa equipe vem aperfeiçoando este gerenciador por anos, adquirindo experiências e usos dos diversos clientes que já fazem uso desta ferramenta.
Por que não utilizam Wordpress? Ou Joomla?
Estas duas são excelentes ferramentas já consagradas no mercado, e tem seus pontos fortes, mas também tem seus pontos fracos. Apesar de serem gratuitas para qualquer tipo de utilização, ao trabalhar com as diversas demandas que já lidamos, acabamos atingindo em algumas limitações, pois cada empresa tem a sua demanda diferenciada, e precisamos atender estas demandas de modo que o fluxo do trabalho se mantenha também no digital.
Por isso optamos por desenvolver uma plataforma própria, estável, segura e híbrida, adaptável às mais variadas utilizações, primando sempre pela facilidade de uso, acesso de qualquer dispositivo, restando para nosso cliente, a preocupação de desenvolver o melhor conteúdo possível que será exibido no site, focando na parte de negócio, e não na parte de programação.
Algumas áreas que já implementamos sistemas: jurídico, cobrança, imobiliário, automotivo, prestação de serviços, monitoramento de equipamentos, gestão de créditos, e-commerce, marketing, blog, etc. Ou seja, nossa aplicação é altamente personalizável, e com certeza irá atender o seu negócio!
Quais as facilidades desse gerenciador?
- Acesso de qualquer dispositivo.
Além do site ter a necessidade de ser responsivo, nosso painel administrativo também conta com essa tecnologia. Ou seja, independente de onde estiver, onde de qual dispositivo estiver acessando, você vai conseguir obter a informação que está desejando, ou incluir o conteúdo que precisa ser publicado.
Se estiver em uma feira ou um evento empresarial, pode ser publicado uma foto com um texto, se o seu celular tiver conectividade com a internet. Informação no momento certo é fundamental para o mercado atual.
- Recorte das imagens.
Pode esquecer o Photoshop e as preocupações com tamanhos de imagens. A única preocupação que terá neste gestor de conteúdo é a escolha da melhor imagem para ilustrar as suas publicações.
Nossa plataforma conta com redução automática de tamanho físico das imagens, e adequa de forma dinâmica a sua foto para os padrões da internet. Se for necessário enviar uma imagem recém retirada da sua câmera profissional, em seu site não será exibido uma imagem que irá demorar para carregar.
- Editor de texto.
Implementamos o editor de textos mundialmente utilizado pelos grandes portais, e permite uma grande variedade de seleções para que o texto que será exibido aos seus visitantes, fique da maneira que deseja.
É praticamente um Word em miniatura para produção do seu conteúdo.
- Foco no conteúdo.
Quando a ferramenta retira toda a parte de preocupações com imagens, estilização, cores, tamanhos, tipos de fontes, e toda uma questão de apresentação do conteúdo para o visitante, nossos clientes podem focar no que realmente é necessário para o sucesso da sua plataforma: o conteúdo!
Podem então incluir mais detalhes nas informações dos produtos, selecionar melhor as imagens que serão apresentadas, otimizar as palavras-chaves, e dedicar mais tempo para aquilo que realmente conhece, que é o seu produto.
- Totalmente personalizável.
Como esta plataforma é de desenvolvimento próprio, nós podemos adaptar os campos de cadastro para o que a sua empresa realmente precisa. Não ficamos avaliando qual a melhor utilização e adaptação das ferramentas já prontas, não temos que correr atrás de plug-ins que de tempos em tempos farão o seu site sair do ar por erros, e o melhor de tudo, colocamos o seu processo interno para dentro do sistema.
Todos os campos que são necessários em seus formulários em papel, nós trazemos para o digital, de forma ordenada, com segurança e eficiência.
- Acesso a informações do Google Analytics.
Na primeira página após o login, nossos clientes já conseguem ter informações sobre os acessos ao site. Esta integração é realizada diretamente com o Google Analytics, e traz de cara, algumas informações muito úteis para os gestores, sem a necessidade acessar outra plataforma para colher dados essenciais.
Os principais pontos aqui abordados são os acessos dos visitantes dos últimos 30 dias, separados por usuário únicos e total de visitantes, visualizações de páginas, quantidade de páginas vistas por cada visitante, duração média de cada visita na página, taxa de rejeição e porcentagem de novas visitas.
Tudo isso já na primeira página da ferramenta.
- Controle de alterações.
É muito simples editar o conteúdo das páginas com nossa ferramenta, e por ser tão simples, por vezes são realizadas algumas alterações que não estão transmitindo a informação verídica sobre a empresa ou o produto.
Dessa forma, implementamos um controle bem simples de alterações. Em cada página de edição de conteúdo, existe um campo informando quem foi a última pessoa que alterou determinada página, em qual dia e em qual horário.
Dessa forma podemos corrigir os equívocos, e instruir a equipe para que erros não voltem a ocorrer.
Desenvolvi meu site. Qual os próximos passos?
Após todo o processo de estudo ter sido feito, o layout das páginas estar adequado com os padrões de usabilidade por parte dos visitantes, escolhido a plataforma de desenvolvimento, colocado tudo em código, testado e incluído o conteúdo, o próximo passo é publicar o site na hospedagem contratada.
Se você não sabe o que é hospedagem, clique aqui para conhecer também este serviço que oferecemos aos nossos clientes.
Após serem feitas todas as configurações de servidor para que o site possa rodar tranquilamente, é necessário também informar ao Google que um novo conteúdo foi adicionado, através do Google Search Console, que irá realizar uma busca pelo site, e iniciar o processo de indexação do conteúdo que está sendo disponibilizado.
Qual a diferença de um site personalizado para um pronto?
Quando trabalhamos em um projeto para qualquer dos nossos clientes, temos sempre o dever de entregar a melhor proposta para o nicho de mercado que nosso cliente está atuando.
Existem diversos sites que vendem layouts prontos, os chamados templates, mas estes sites não vendem este modelo somente 1 única vez, eles são vendidos as centenas e até milhares de cópias.
Muitas empresas que já nos procuraram, uma hora ou outra se depararam com um modelo idêntico ao seu, em empresas concorrentes, sendo a única diferença que havia entre eles, o logotipo e algum conteúdo.
Estes templates de sites custam muito barato se comparado com um especialmente desenvolvido para a sua empresa, em torno de U$30,00 a U$ 170,00, mas isso pode trazer um grande prejuízo para o seu negócio, pois se o seu cliente estiver no site do concorrente, achando que é a sua empresa, você pode ter perdido a venda.
Construir um site do zero é um processo um pouco mais demorado, e com certeza irá demandar um pouco mais de investimento, mas o grande diferencial, é que ele será exclusivo, dedicado ao seu projeto, e projetado para que o visitante tenha a melhor experiência com a sua marca. Isto pode parecer um pouco complicado no início, mas traz grandes benefícios para sua empresa.
Conclusão
Desenvolver um site para a sua empresa é fundamental, e ainda mais importante é que este site seja de fácil acesso para inclusão de novos materiais, e este é a primeira etapa de uma longa caminhada para que esteja nas primeiras posições de busca dos Google.
Se você tiver alguma dúvida sobre como implementar um site para a sua empresa, clique no botão abaixo e envie o seu questionamento, que a nossa equipe terá o maior prazer em esclarecer as coisas pra você.