Você sabe o que é um framework? | RockPixel

Você sabe o que é um framework?


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Programadores experientes optam pelo framework afim de reutilizarem código e ganharem tempo.

Ter em mãos uma ferramenta robusta e poderosa para otimização de tempo, hoje é essencial para o programador. Para esta questão, foram agrupados vários facilitadores, funções e plugins, que podemos reutilizar em todo o código, surgindo assim o conceito de framework.

O que torna o framework tão especial, é que ele é seguro, pois foi desenvolvido por pessoas que atuam no ramo e sabem das falhas que um programador inexperiente pode deixar passar. Outro benefício é que na internet, já existem inúmeras soluções prontas para serem usadas, o que torna mais rápido e simples de resolver um problema muito comum.

A orientação a objetos é outro ponto favorável, bem como o sistema MVC (Model, View and Control), onde conseguimos separar o que são dados, o que fazer com eles e a parte de interface com o usuário.

Na engenharia de software é comum falar que um projeto é Orientado a Objetos, mas isso não é um bicho de 7 cabeças. Esse modelo tenta transportar o problema do mundo real, para o mundo virtual, ou seja, são abstraídos conceitos desse problema, criando classes e conjuntos de grupos, como se fosse na vida real.

Um exemplo bem simples:

Vamos pegar como base a classe Carro. Todo carro tem basicamente 4 rodas, motor, volante e vidros. Mas só a palavra carro não nos oferece muitas descrições.

Com esta base definida para um carro, podemos criar uma subclasse Hatch e Sedan, que são modelos distintos, mas com a base principal da classe Carro (rodas, motor, volante e vidros).

Dessa forma podemos abstrair praticamente tudo dentro do modelo Orientado a Objetos, onde temos uma classe superior e as classes inferiores, que utilizam os dados já prontos da classe superior, até chegarmos ao objeto, que pode ser representado por exemplo, pelo modelo BMW 320i, onde este objeto continua tendo as mesmas características básicas da classe Carro, fazendo parte das características da subclasse Sedan, e tendo diversos opcionais que o caracterizam como um objeto único dentro do nosso modelo.

A Rock Pixel usa o framework CakePHP para programação de seus sites, que também utiliza o modelo Orientado a Objetos. Este projeto é de distribuição livre, e utiliza a licença do MIT, que torna compatível sua utilização para fins comerciais.

Temos então, uma alternativa para fugir de milhões de linhas de código puro, facilitando o uso e economizando tempo. Fora o fato de nunca mais precisar escrever uma linha em código SQL. Mas este é outro post.